Photobucket

Sobre nós

Almada (Pragal), Setúbal, Portugal
Turma de Línguas e Literaturas da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto (Área de Projecto)

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Sensibilização por parte da comunicação social

Recentemente, o canal de música MTV promoveu uma campanha para alertar e consciencializar as pessoas para o tráfico de mulheres, emitindo assim uma série de anúncios cujo fim é expor as verdades nuas e cruas sobre o horror deste acto desumano.
Um desses anúncios cativou especialmente a nossa atenção, pois é o exemplo perfeito das verdades de que todos nós deveríamos ter consciência. Nesse anúncio observamos uma conversa entre duas mulheres, em que uma delas oferece trabalho à outra, mas nunca escondendo quais são realmente os seus verdadeiros planos, como é exemplo a frase “Levar-te-emos para outro país onde serás forçada a entrar na prostituição, e serás violada e agredida várias vezes.”. Com este anúncio, ficamos a par dos horrores que podem estar por detrás duma oferta de trabalho vinda de pessoas que não conhecemos; essa simples oferta poderá ser uma máscara que conduzirá ao tráfico humano.
O tráfico humano, nomeadamente de mulheres, envolve a exportação das mesmas para o estrangeiro, onde serão vendidas às mais desumanas pessoas, e onde serão usadas como escravas para satisfazer desejos sexuais, serão também exploradas e escusado será mencionar as agressões físicas e psicológicas que sofrerão.
Actualmente, milhares de mulheres sofrem nas mãos destas pessoas. Milhares de mulheres são enganadas. Milhares de mulheres vêm a vida delas arruinada dum momento para o outro. Infelizmente não há muito que possamos fazer, e é com este e outros anúncios que canais como a MTV fazem a sua parte, consciencializando e alertando-nos do que se poderá vir a passar até com pessoas que nos são chegadas, para que então possamos nós fazer a nossa parte.

Daniela Valente

3 comentários:

Tita disse...

Setubalenses:

eu sou mulher. Tenho IMENSO orgulho nisso. Muito mesmo.
Nao significa que nao haja um virus no vasto disco rigido que e o nosso mundo, o das mulheres. Dai o meu post.

Anónimo disse...

Infelizmente é uma realidade que muitos tentam ocultar.
Não sabemos bem ao certo o número de casos de pessoas que passaram por essas práticas desumanas.
Dizem que o seguro morreu de velho.
Sabe-se lá,nos dias de hoje, o que vai na mente das pessoas.
A discriminação de géneros é ainda flagrante(embora tentem mostrar o contrário), bem como a ocultação de casos ligados a rede pornográfica.
Pena que dizem que as mentes evoluem porque isso é apenas para muito poucos.
A podridão é camuflada para não chocar ninguém quando essa mesma é a realidade num qualquer país.
Tá bem que há aquele protocolo que as imagens mais chocantes não devem ser passadas pelos media mas como vamos nós saber lidar com casos que são omitidos?
Dá que pensar...

Daniel disse...

Caros/as amigos/as,

vinha dar-vos os parabéns pelo vosso trabalho e por este blog. Encontrei aqui qualidade, coisa, infelizmente, rara nos dias de hoje. Só tenho pena de ainda ser algo "pequeno", pois gostava de ver cada vez mais textos e reflexões da vossa parte.

Estive na vossa escola, em representação da Amnistia Internacional e gostei imenso do que vi. Foi muito motivador ver o interesse e vontade de mudar o mundo, qualidades também essas, infelizmente, cada vez mais raras.

Fica aqui um abraço de apoio e o desejo que mantenham esta forma de intervenção bem activa.

Até breve,

Daniel Oliveira